Bitcoin na TV: Como programas como South Park influenciam as criptomoedas
O programa "South Park" voltou a satirizar as criptomoedas em seu episódio mais recente, mas ativos digitais como o Bitcoin têm sido motivo de piada na cultura pop há muito tempo
O programa "South Park" continuou brincando com o tema das criptomoedas em um episódio recente, satirizando mercados de previsão, aplicativos de negociação, reguladores dos EUA e polít
Atualmente em sua 27ª temporada, a série animada construiu sua reputação através de uma sátira irrestrita de eventos globais. O mundo das criptomoedas tem sido frequentemente
Nem todo mundo gosta de ser ridicularizado em programas de TV – recentemente, a Casa Branca condenou a representação do Presidente Donald Trump em um relacionamento com Satanás – mas referências anteriores à criptografia eram frequentemente aceitas na indústria como prova de recon
Aqui estão cinco momentos em que os ativos digitais entraram para a cultura pop
Encontramos o Kalshi em South Park antes do GTA 6.
Os aplicativos de mercado de previsão Kalshi e Polymarket foram mencionados no programa "South Park". Fonte: Kalshi/Paramount+
No episódio 5 da 27ª temporada de "South Park", a trama gira em torno de mercados de previsão. O episódio apresenta uma paródia da Fox News reportando sobre as apostas da Kalshi e Polymarket: Será que o bebê do Presidente Trump e do Satanás será menino ou menina? A história destaca a importância dos mercados de previsão e faz uma sátira
Em episódios anteriores, o Bitcoin (BTC) foi destacado, como no especial pós-COVID de 2021, em que ele é considerado uma moeda popular, mas também um esquema de Ponzi.
Em dezembro de 2021, "South Park" fez uma paródia das tokens não fungíveis (NFTs) como uma febre de enriquecimento rápido. O episódio mostrou o personagem adulto Butters – que é amigo e colega dos quatro personagens principais do programa – enlouquecendo com as NFTs, e quem o ouvia acabava contaminado e falando sem parar sobre macacos e riquezas repentinas.
Em um episódio de fevereiro de 2020 intitulado "Frinkcoin", "Os Simpsons" apresentaram um segmento explicando criptomoedas e tecnologia blockchain.
O vídeo foi narrado por Jim Parsons, famoso por interpretar Sheldon em "The Big Bang Theory", e explicou de forma simples como as criptomoedas funcionam. Ele chamou a atenção da comunidade cripto por ser educativo, sem o tom de sátira comum em outros conteúdos do gênero.
Quem está sendo considerado para ser o próximo presidente da CFTC?
Mais de um ano depois, o Bitcoin apareceu novamente em "Os Simpsons". Desta vez, o programa previu que o BTC iria subir até o infinito.
A sorte não sorriu para o anúncio da Crypto.com com Matt Damon.
O ator de Hollywood Matt Damon participou de um comercial da Crypto.com em outubro de 2021, no auge da alta do Bitcoin, apenas algumas semanas antes do ativo atingir um preço recorde na época.
"A história está cheia de 'quases'", declarou Damon. "Com aqueles que quase se aventuraram, com aqueles que quase alcançaram o sucesso, mas no final, para eles, provou ser demais."
Em seguida, ele apontou para exploradores e inovadores como exemplos de progresso humano antes de concluir: "Eles acalmam suas mentes e fortalecem seus nervos com quatro palavras simples que têm sido sussurradas pelos intrépidos desde a época dos romanos: a sorte favorece os corajosos".
A câmera então se afastou de Damon, em direção a um cenário cósmico com o logo da Crypto.com. Fim do comercial.
Em poucas semanas, o Bitcoin atingiu um então recorde de cerca de $69.000. Mas o ano seguinte trouxe uma série de eventos negativos: o colapso da Terra, falências em cascata e um mercado em baixa intenso.
Em fevereiro de 2022, a criptomoeda voltou a ser tema de destaque em um episódio especial de uma hora de South Park pós-COVID. "O que o Matt Damon diz naquele comercial de Bitcoin?", perguntou Eric Cartman, o instigador egoísta do programa. "A fortuna favorece os corajosos!"
Outra criança respondeu: "Meu pai disse que ouviu o Matt Damon e perdeu todo o dinheiro dele."
"Sim, todo mundo fez isso," disse Cartman. "Mas eles foram corajosos ao fazê-lo."
A participação das criptomoedas no Super Bowl
Em 2022, o Super Bowl chamou a atenção de todo o mundo das criptomoedas, já que várias empresas de ativos digitais gastaram milhões em comerciais de
A Crypto.com reforçou sua campanha "a sorte favorece os corajosos" com a participação da lenda do basquete LeBron James. Já a plataforma de negociação eToro se promoveu com um comercial e um minijogo de bingo no intervalo.
A Coinbase chamou a atenção com um código QR pulando pela tela. Quem o escaneou ganhou uma promoção de $15 em Bitcoin e um incentivo para se cadastrar – uma campanha de marketing simples, mas tão popular que chegou a causar uma breve queda no aplicativo
Em relação a: Elon Musk e criptomoedas: 6 vezes que o 'CEO da Dogecoin' abalou os mercados.
O comercial da FTX, estrelado pelo comediante Larry David, não envelheceu bem. No anúncio, David menosprezou invenções transformadoras ao longo da história, como a roda e o garfo. A última grande ideia apresentada foi a FTX, que ele mais uma vez re
"É uma forma segura e fácil de entrar no mundo das criptomoedas", disse alguém a ele. "Ah, eu não acho isso. E nunca erro nesse tipo de coisa", respondeu Larry. "Nunca!"
Em seguida, palavras surgiram na cena: "Não seja como o Larry".
Em novembro de 2022, a FTX faliu após a revelação de que havia misturado os ativos dos usuários. O fundador Sam Bankman-Fried está cumprindo uma sentença de 25 anos de prisão.
Em uma entrevista de fevereiro de 2024, David admitiu que se arrependeu de participar do comercial. Ele disse que perdeu dinheiro após receber parte de seu salário em cript
Elon Musk, CEO da Tesla, fez várias postagens no Twitter em 2021 sobre a Dogecoin, uma criptomoeda baseada em memes, o que fez seu valor aumentar a cada publicação.
No início daquele ano, a Tesla divulgou a compra de $1,5 bilhão em Bitcoin, o que foi visto como um grande sinal de aprovação para a indústria vindo de um dos executivos mais r
A febre atingiu o ápice com a participação de Musk no "Saturday Night Live" em maio de 2021, o que impulsionou o Dogecoin (DOGE) para uma máxima histórica de US$ 0,76 antes da transmissão.
Mas a situação não saiu como esperado para os investidores, já que Musk chamou o Dogecoin de "truque" durante um esquete, e até setembro de 2022, a criptomoeda havia perdido cerca de 75% de seu valor em relação ao Bitcoin.
Revista: Sair do cargo de principal especialista em criptomoedas de Trump não foi fácil: Bo Hines
O Cointelegraph se compromete a fornecer jornalismo independente e de alta qualidade em áreas como criptomoedas, blockchain, inteligência artificial, tecnologia financeira e jogos. Para apoiar o uso gratuito do nosso site e manter nossas operações editoriais, alguns dos links publicados em nosso site podem ser links de afiliados. Isso significa que podemos receber uma comissão se você clicar e realizar uma ação, como se inscrever em um serviço ou fazer uma compra. Essas comissões não geram custos adicionais para você. Nossas parcerias de afiliados nos ajudam a manter uma plataforma de acesso aberto, mas não influenciam em nossas decisões editoriais. Todas as notícias, análises e resenhas são produzidas com independência jornalística e integridade. Agradecemos por apoiar uma reportagem responsável e acessível.



