Banco Central Europeu escolhe parceiros de tecnologia para o euro digital
O BCE anunciou que fechou acordos com sete entidades responsáveis por componentes do euro digital, com previsão de lançamento potencial
O Banco Central Europeu (BCE), como parte de sua fase de preparação para um possível lançamento do euro digital, anunciou acordos de estrutura com fornecedores de tecnologia responsáveis por componentes da moeda digital do banco central (CBDC).
Em um comunicado divulgado na quinta-feira, o BCE anunciou que firmou acordos com sete entidades – e pelo menos mais um acordo esperado para ser anunciado em breve – para fornecer serviços relacionados à gestão de fraudes e riscos, à troca segura de informações de pagamento e ao desenvolvimento de software para um possível euro digital. Entre as empresas estava a Feedzai, que utiliza inteligência artificial para detectar fraudes, e a empresa de tecnologia de segurança Giesecke+Devrient.
"Após a conclusão do acordo de estrutura, a G+D e outros licitantes bem-sucedidos trabalharão com o BCE para finalizar o planejamento e os prazos", afirmou o Dr. Ralf Wintergerst, CEO da Giesecke+Devrient. "Sob a orientação do Conselho de Governadores do BCE e em conformidade com a legislação da UE, esse trabalho abrangerá o design, integração e desenvolvimento da Plataforma de Serviços do Euro Digital."
Os membros do BCE têm estudado a possibilidade de lançar o euro digital desde 2021 e passaram para a fase de preparação no final de 2023, como parte de seus planos. Embora o comunicado de quinta-feira tenha esclarecido que as autoridades do banco central só decidirão se lançarão a CBDC "uma vez que o Regulamento do Euro Digital tenha sido adotado", um oficial do BCE disse na semana passada que um lançamento em 2029 era possível.
Relacionado: Um terço dos bancos centrais desistem de lançar moedas digitais de banco
"O desenvolvimento real dos componentes – ou partes deles – será decidido em uma fase posterior, sujeito à decisão do Conselho de Governadores do BCE sobre a potencial próxima fase do projeto," disse o BCE. "Os acordos de estrutura não envolvem nenhum pagamento nesta fase e incluem salvaguardas que permitem ajustar o escopo de acordo com as mudanças na legislação."
Outros recursos e serviços que as empresas de tecnologia fornecerão incluem "consulta de alias", permitindo que os usuários do euro digital enviem ou recebam fundos "sem necessariamente saber os detalhes do Prestador de Serviços de Pagamento do outro usuário final". A Giesecke+Devrient também é responsável pelo desenvolvimento que permite aos usuários fazer ou receber pagamentos com euros digitais mesmo estando offline.
Autoridades europeias manifestam preocupações sobre os riscos das stablecoins
Em meio ao potencial lançamento do euro digital, funcionários do BCE e órgãos de controle financeiro da União Europeia têm alertado sobre possíveis riscos nos mercados locais introduzidos por determinadas stablecoins. Essas políticas contrastam com as dos EUA, onde muitos membros do Congresso e o presidente Donald Trump assinaram uma lei sobre stablecoins em julho, estabelecendo um quadro regulatório para essas
Em setembro, a presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que os legisladores da UE deveriam tomar medidas para lidar com os riscos potenciais das stablecoins emitidas em conjunto por entidades abrangidas pelo quadro de Mercados em Criptoativos da região (MiCA) e empresas não pertencentes à UE.
Segundo informações, o Conselho Europeu de Risco Sistêmico emitiu uma recomendação não vinculativa para proibir stablecoins emitidos conjuntamente que sejam semelh
Revista: 7 motivos pelos quais a mineração de Bitcoin é uma ide
O Cointelegraph se compromete a fornecer jornalismo independente e de alta qualidade nas áreas de criptomoedas, blockchain, inteligência artificial, tecnologia financeira e jogos. Para apoiar o uso gratuito de nosso site e manter nossas operações editoriais, alguns dos links publicados em nosso site podem ser links de afiliados. Isso significa que podemos receber uma comissão se você clicar e realizar alguma ação, como se inscrever em um serviço ou fazer uma compra. Essas comissões não geram custos adicionais para você. Nossas parcerias de afiliados nos ajudam a manter uma plataforma de acesso aberto, mas não influenciam em nossas decisões editoriais. Todas as notícias, análises e resenhas são produzidas com independência e integridade jornalística. Agradecemos por apoiar uma reportagem responsável e acessível



